5 Maneiras de lidar quando a vida parecer sem sentido

5 Maneiras de lidar quando a vida parecer sem sentido

Alguns acontecimentos podem nos levar a questionar tudo em que acreditamos e abalar profundamente nossa confiança e é importante que você saiba, que a maioria das pessoas irá passar por isso ao menos uma vez na vida. No entanto, é importante lembrar que essa fase, por mais desafiadora que seja, é apenas um dos capítulos da nossa história e encarando-a com resiliência, podemos, inclusive, aprender muito com ela.

Este texto não tem a intenção de trazer um mapa para lidar com momentos desafiadores, mas sim, mostrar que existem algumas maneiras de lidar com esses sentimentos de vazio que podem nos ajudar a encontrar um novo significado para a vida ou ao menos passar por essas fases de uma maneira mais leve. Alguns deles são:

Reconheça seus sentimentos:

Negar ou reprimir a dor só irá prolongar o sofrimento. Permita-se sentir tristeza, raiva, frustração ou qualquer outra emoção que esteja presente. Ao dar nome aos seus sentimentos, você já está dando o primeiro passo para lidar com eles.

Busque apoio:

Eu sei que bons amigos parecem ser uma espécie em extinção atualmente, mas procure compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança. Amigos, familiares ou um profissional de saúde mental, pode ser de grande ajuda para te ajudar a dar sentido a esse vazio e colocar ordem nos pensamentos que às vezes ficam soltos ai dentro. Ter alguém para conversar e ouvir pode te fazer sentir menos sozinho e oferecer novas perspectivas sobre a situação.

Explore novas atividades:

Experimentar novas atividades pode ser uma ótima maneira de sair da rotina e descobrir novos interesses. Seja praticando um novo esporte, aprendendo um instrumento musical, fazendo um curso ou simplesmente explorando um novo lugar, a novidade pode trazer uma sensação de renovação e entusiasmo, além de te tirar da rotina que te trouxe esse sentimento de vazio.

Conecte-se com a natureza:

Um dos meus hobbies preferidos é passar tempo na natureza. O efeito calmante e restaurador que as ondas do mar ou a calmaria de um parque ou do campo me trazem são ótimas sensações para espantar o sentimento de vazio que nos toma em meio à correria do dia a dia. Não da pra fugir para o meio do mato o tempo todo, certo? Mas caminhar em um parque no fim de semana, sentar-se em uma praça ou simplesmente encontrar um local agradável para observar a natureza nas pausas do seu dia pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de proporcionar uma sensação de paz e bem-estar.

Defina novos objetivos:

Estabelecer metas, por menores que sejam, pode dar um novo sentido à vida. Ao ter algo para trabalhar e alcançar, você se sente mais motivado e engajado. Comece com objetivos mensuráveis, quebrados em etapas atingíveis e gradativamente vá aumentando a dificuldade. Um exemplo particular da editora que vos fala é o meu objetivo de voltar a academia. Estabeleci 30 minutos de esteira diariamente para começar, ao menos nos primeiros 15 a 30 dias. É algo que eu consigo fazer, em um tempo que eu tenho disponível, e é isso. Não vou meter o shape agora, só quero começar a me mover de alguma forma, entende? Se eu jogar essa meta lá em cima, simplesmente vou deixar de lado e não farei nada. Então estou indo um passo de cada vez, como um bebê aprendendo a caminhar.

Pense simples!  😉 É normal sentir-se perdido de vez em quando. O importante é não desistir e buscar ajuda quando for necessário. Com tempo, paciência e as ferramentas certas, é possível encontrar um novo significado para a vida e construir um futuro mais feliz e realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Autora:

Lindisay Martins

Psicóloga clínica e pesquisadora, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, a leitura e a escrita são minhas grandes paixões e me permitem aprofundar meus estudos e conectar-me com outras pessoas que se interessam pela área ou buscam informações de qualidade para apoiar sua jornada rumo à saúde mental.

Temas em Alta

Siga nossas redes sociais